Entrevista minha no portal de notícias G1!

Oi pessoal!

Fui procurado pelo portal de notícias G1 para dar uma entrevista sobre o mercado de trabalho e no fim minha entrevista foi publicada. Segue abaixo o link e a reportagem na íntegra.

 

Carreira exige persistência e atualização constante, diz tecnólogo ambiental

Yuri Nogueira Feres, 25, formou-se no Senac e trabalha no Wal-Mart Brasil.
Segundo ele, mercado está aquecido para quem tem experiência e boa formação.

Fernanda Bassette Do G1, em São Paulo

Yuri Nogueira Feres, 25 anos, é tecnólogo em gestão ambiental, pós-graduado em engenharia de saneamento básico e em gerenciamento de projetos e mestrando em tecnologias ambientais. Em entrevista ao G1 ele, que trabalha na rede de varejo Wal-Mart Brasil, diz que o mercado de trabalho na área de gestão ambiental está aquecido – mas a procura é por profissionais com experiência e formação sólidas.

Feres também afirma que a carreira exige persistência para convencer pessoas da importância das questões ambientais, flexibilidade para lidar com as ambigüidades do mundo corporativo, atualização constante e força de vontade. Confira abaixo a entrevista: 

 
G1 – Por que escolheu a carreira de gestor ambiental?

Yuri Nogueira Feres – Iniciei a faculdade de biologia, que era meu sonho de infância, e durante o primeiro ano de faculdade foram lançados os primeiros cursos de gestão ambiental no Brasil. Com o tempo, percebi que a área de gestão ambiental tinha mais a ver com meu perfil profissional, principalmente porque oferecia maiores oportunidades para trabalhar no mundo corporativo, mas ainda dentro da minha área de interesse (meio ambiente).

G1 – Fez o curso tecnológico ou o de bacharelado? Por quê?

Feres – Iniciei o curso tecnológico de tecnologia em gestão ambiental em 2001 principalmente pela grade curricular -que é mais abrangente que cursos especializados como a biologia- e pela possibilidade e entrada mais rápida no mercado de trabalho.

G1 – Como conheceu a profissão de gestor ambiental? Você já tinha alguma experiência na área?
Feres –
Quando adolescente, meu sonho era trabalhar no meio natural, com animais e vida selvagem. Nutri este sonho e entrei na faculdade de biologia. Com o tempo, percebi que possuía características adequadas para trabalhar no mundo corporativo e a gestão ambiental foi o meio pelo qual consegui realizar um sonho e uma meta: o sonho de trabalhar na área ambiental e minha meta de ser um profissional do mundo corporativo.
G1 – Como foi encontrar um emprego?

Feres – A faculdade de tecnologia oferece alguns desafios para recém-formados. Desde o início, fomos alertados que era imprescindível iniciar estágios logo no início do curso para poder facilitar a entrada no mercado de trabalho. Tive uma oportunidade de estágio no Senac, quando foi criado o Programa Ecoeficiência da instituição e lá fui efetivado. Permaneci no Senac por cinco anos, onde pude interagir com profissionais experientes e adquirir muito conhecimento na área. Minha percepção hoje é de que realmente o mercado de trabalho na área de gestão ambiental está aquecido, porém a busca é por profissionais com experiência e formação sólidas.

G1 – O que faz hoje em dia no Wal-Mart? Qual a relação do gestor ambiental com uma loja de varejo/supermercado?

Feres – Trabalho na área de sustentabilidade do Wal-Mart Brasil e desenvolvo projetos de sustentabilidade ambiental para a companhia. Estes projetos envolvem desde o aumento do desempenho ambiental de lojas e construções, até o desenvolvimento de fornecedores locais, pequenos produtores, produtos sustentáveis, entre outros.

O varejo tem grande importância na consolidação do conceito de sustentabilidade uma vez que é a ligação entre o setor produtivo e o consumidor final. Ser este elo, oferece ao varejo a oportunidade -e a responsabilidade- de atuar e influenciar seus fornecedores, de forma a estimulá-los a produzir produtos cada vez mais sustentáveis, e seus clientes, oferecendo produtos mais sustentáveis e de qualidade a um preço que ele possa pagar.

G1 – Quais são as maiores dificuldades da carreira de um gestor ambiental?
Feres –
Em minha opinião é conseguir lidar com assuntos tão amplos quanto a sustentabilidade. Hoje um gestor ambiental dever conhecer bem muitas ferramentas aplicáveis aos mais diversos ramos de atividade, por exemplo, entender os processos de licenciamento ambiental, legislação ambiental, sistemas de gestão ambiental, processos de caracterização de áreas contaminadas, entre outras competências que o profissional ao menos precisa conhecer para poder se manter no mercado.

G1 – Quais são as principais características que um gestor ambiental tem que ter para se dar bem na carreira?
Feres –
Persistência para convencer pessoas da importância das questões ambientais, flexibilidade para lidar com as ambigüidades do mundo corporativo – empresa X meio ambiente-, conhecimento e atualização constante, além de força de vontade para lutar contra a maré, mesmo que a força desta maré tem diminuído significantemente nos últimos anos.
G1 – Quais são as dicas para o vestibulando que quer ser gestor ambiental?
Feres –
Reflita muito antes de escolher a instituição que você pretende estudar. Cada instituição de ensino tem um enfoque diferenciado para seus cursos, em especial o de gestão ambiental que podem ser voltados ao meio ambiente natural, como parques, florestas, etc; industrial (engenharias), etc. Aproveite o tempo da graduação para já se colocar no mercado, faça estágios, mude de empresas, arrisque bastante, pois depois de formado é muito mais complicado arrumar um emprego sem experiência ou um bom círculo de amizades.

Explore posts in the same categories: Cotidiano, Gestão ambiental

4 Comentários em “Entrevista minha no portal de notícias G1!”

  1. Juliana Z. Says:

    Entrevista muito boa! Com conteúdo claro, atualizado e informações preciosas para quem deseja ingressar na área. Além disso, a foto mostra um cara super bonachão! Parabéns, Lindo!!

  2. fagner Says:

    Sou Biólogo em especialização em gestão ambiental, ainda não consegui nada nessa área. O mercado de trabalho aqui no Rio de Janeiro está muito restrito, como faço para tentar uma vaga na rede Wal-Mart. Um abraço sucesso!!

    • Yuri Feres Says:

      Fagner, entre no site do Wal-Mart (www.walmart.com.br) e acesse no rodapé da página o link para inclusão de currículos. Sempre são pesquisados antes de abrirmos qualquer processo seletivo. Abraço e boa sorte!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: