Grandes empresas X Meio Ambiente – Será que são antagônicos?

Gente,

Estes dias eu me peguei em pensamentos estranhos. Minha formação é na área ambiental, tenho graduação, pós-graduação e estou terminando mestrado na área e, como a maioria dos egressos desta área, fui formado por pessoas apaixonadas e engajadas em contribuir para a melhoria das condições socioambientais do Planeta. Esta formação, por todas as circunstâncias e características dela, aliadas a uma pitada de exagero estudantil, acaba formando sonhadores e às vezes radicais que vêem como se tudo no mundo estivesse errado. Digo isto com muita convicção, pois não apenas fui formado assim, como também convivo com estes extremos o tempo todo.

Minha reflexão hoje é sobre as grandes empresas, multinacionais gigantescas, com milhares de funcionários, dólares e subsidiárias por todo mundo… ou seja, as grandes vilãs do planeta. Empresas que extirpam a mãe Terra para gerar lucro. Bem, isto não deixa de ser verdade em muitos casos, mas hoje vejo mudanças reais.

No fundo, no fundo, estou mordido por conta de uma reportagem que lí hoje sobre uma grande empresa norte-americana que se instalou no Brasil a alguns anos. Os jornalistas procuram essas empresas o tempo todo para entrevistas e quando o fazem muitas vezes se esforçam para apresentar apenas fatos passados que caracterizaram ou fizeram da empresa uma vilã e se esquecem do mais importante: O que estão fazendo para mudar a situação?

É isto mesmo gente, tem um monte de empresas grandes por aí que fizeram muita balbúrdia pelo Planeta, mas que hoje querem melhorar. O que muitas vezes esquecemos é que empresas não existem, as empresas são um grupo de PESSOAS unidas para realizar uma tarefa. Não existe uma entidade chamada empresa!

Tenho percebido hoje que muitas dessas empresas (pessoas) estão realmente se dando conta de que precisam ajudar o planeta simplesmente porque esta é a função delas. Empresas nada mais são que pessoas que querem melhorar suas vidas, ganharem dinheiro, ter conforto e tudo mais. Isto tudo não é possível sem um meio ambiente decente.

 Estes dias estive em um evento que realmente me fez começar a refletir sobre o assunto da ambigüidade Meio Ambiente X Capitalismo e até o momento cheguei a duas conclusões:

1) Existem empresas grandes, gigantes, realmente preocupadas com a condição do meio ambiente em que vivemos e dispostas a mudar seu modo de agir e investir na melhoria do planeta;

2) Queiramos ou não, vivemos num mundo capitalista.

Minha missão é, portanto, fazer com que o capitalismo aqui instalado se transforme em algo novo, mais sustentável que as práticas atuais. Sinto um pouco de pena das pessoas que pensam que num passe de mágica as 6 bilhões de pessoas no mundo irão se dar conta de que o capitalismo não serve como modelo e mudar drasticamente de atitude. ISSO NÃO VAI ACONTECER, a não ser que aconteça uma grande catástrofe ambiental por canta disto.

 O que vai acontecer sim é que na medida em que as pessoas (sociedade) se derem conta de que precisam contribuir para o meio ambiente, as empresas, os governos e as atitudes começarão a mudar. Tudo isto é feito de gente, gente que pode até achar que produto orgânico é melhor para a saúde, mas injetam toneladas de gorduras trans na veia todos os dias…

Acredito que o senso de preservação da espécie humana está começando a aflorar em nós. Esta é para mim a grande verdade. As pessoas estão se dando conta de que se não mudarem de verdade, nossa espécie não irá sobreviver. E digo mais, vamos parar com esta história pretensiosa de que queremos salvar o Planeta… Por mais besteiras que fizermos, o planeta continuará por aqui, mesmo que ocorra um armagedom nuclear, as baratas, bactérias e milhares de outros seres, que compartilham este planeta conosco, vão se encarregar de tomar nosso lugar. Ou seja, ser sustentável tem mais a ver com a humanidade do que com o planeta em sí.

Viagens à parte, minha pergunta ainda permanece: Empresas e Meio Ambiente saudável são antagônicos?

Para mim sim e não… Sim, são antagônicos na medida em que as empresas continuem a “explorar” de maneira insustentável os recursos naturais do planeta e pior, a alterar o clima e a qualidade do meio ambiente com suas atividades; E não, se considerarmos que as empresas são hoje o melhor meio da sociedade agir efetivamente para a melhoria do planeta. As empresas têm o que hoje é imprescindível para mudar a situação: Dinheiro, muito dinheiro e… Pessoas! Sim, nós vivemos na Matrix e cabe a nós alterá-la.

Pra acabar com este devaneio convido você a repensar suas visões e pré-conceitos (significando conceitos previamente estabelecidos não necessariamente pejorativos) com relação às empresas e suas atividades. As empresas podem ser o melhor caminho para fazer a diferença….

Explore posts in the same categories: Devaneios

Deixe um comentário