Sugestões de livros – parte 2

Dando continuidade às minhas sugestões de livros, vamos a segunda parte das minhas dicas. Lembrando que tenho uma cópia de todos estes títulos, portanto, se alguém se interessar, é só me avisar que eu empresto o livro.

Como disse um professor meu:

“Depois que eu descobri que minhas prateleiras não sabem ler, faço tudo para que alguém possa aproveitá-los também”

Vou começar hoje com uma sessão Amir Klink. Muitos velejadores de cruzeiro descordam com toda a pompa que o Amir acabou ganhando ao longo dos anos. Não quero fazer críticas, cada um tem suas opiniões, eu mesmo tenho as minhas a respeito desta pessoa, mas não acho que devo colocá-las aqui. De qualquer forma, os livros do Amir Klink são diversão garantida, uma narrativa bacana para quem não pretende refazer suas viagens. Tenho que admitir que ele teve culhões para fazer tudo que fez até hoje, não é? Leiam e divirtam-se… 

Cem dias entre o céu e o marCem dias entre o céu e o mar
Por Amir Klink
Editora Cia das Letras
Primeiro livro das aventuras do Amir Klink, descreve a primeira grande incursão realizada por ele: Atravessar o Oceano Atlântico com um barco à remo. O livro descreve desde o início da aventura, até os percalços e surpresas durante sua viagem. A narrativa é bacana e a história é boa.

.

Paratii entre dois pólosParatii: entre dois pólos
Por Amir Klink
Editora Cia das Letras
Mais uma grande viagem realizada pelo Amir Klink, o livro descreve as aventuras de sua primeira invernada no continente Antártico. Por opção, Amir decidiu encalhar no gelo e passar um inverno no continente Antártico em solitário. A surpresa veio depois, após o inverno, voltar para casa era pouco, então decidiu conhecer os mares do norte. Livro interessante que descreve as dificuldades em se conviver consigo próprio por muito tempo. Vale a reflexão.

Linha dáguaLinha d’água
Por Amir Klink
Editora Cia das Letras
Este livro tem uma história um pouco mais completa sobre a vida do Amir Klink. Fala da saga para a construção de um novo veleiro, o Paratii 2, as dificuldades encontradas para este projeto e aborda um pouco sobre a vida, as preferências e a história do Amir. Conta, também, sobre a primeira viagem do barco, os percalços, as dificuldades e a finalização do projeto. Para mim, uma das melhores partes do livro é a transcrição do diário da esposa do Amir Klink que apresenta o lado de quem fica em terra acompanhando as aventuras do navegador. Em resumo, menos aventura, mais história biográfica, mas ainda sim uma boa leitura.

Mil milhas com o sdruvusMil milhas com o Sdruvus
Por Luciano Zinn
Edição própria sem editora
Luciano Zinn é uma das figuras mais exóticas que conheci na vida. Deixou o “sistema” para viver à bordo de seu veleiro, uma Brasília 32. Tive a oportunidade de navegar com o autor, no início de 2007. Uma figura especial. Como a maior parte dos navegadores de cruzeiro, Luciano escreveu e publicou seu livro para ajudar com as despesas de se viver embarcado. Mil milhas com o Sdruvus descreve a viagem realizada pelo Luciano por toda região sul do Brasil. Sabe aquele braço de mar formado ao largo do Estado do Rio Grande do Sul? Então, ele partiu da parte mais ao norte desta região até encontrar o mar e retornar para seu ponto de origem. Não fossem apenas as dificuldades da navegação em um pequeno Atoll 23 pela região sul – onde os ventos são instáveis e fortes, as águas são rasas e traiçoeiras e as cartas de navegação são iníquas – ele ainda teve de enfrentar as dificuldades de convivência com sua companheira de viagem. Um livro simples, mas recheado de emoções e informações preciosas para quem deseja navegar pela região Sul do Brasil. Além da leitura ser boa, quem comprar o livro estará ajudando diretamente na manutenção da vida de humilde navegador brasileiro.

.

Explore posts in the same categories: Cotidiano, Iatismo

5 Comentários em “Sugestões de livros – parte 2”

  1. Danilo Says:

    Pelo que vejo, você realmente gosta dessas histórias de navegações e aventuras no mar.
    Muito legal, focado.
    Outra…belo acervo de livros.

    Pena que não sou muito chegado em mar. Quase morri afogado no mar em 1996.
    Não sei nada.

    Um abração

    Danilo Kondrasovas Troncoso
    denver.blig.ig.com.br

  2. Danilo Says:

    ERRATA:
    No meu comentário anterior, onde se lê: “Não sei nada” na verdade é: “Não sei nadar”

  3. Roberto Pinto Says:

    Excelente dica para quem vai fazer prova de Arrais Amador .
    É só ir até o Google e digitar:
    Arrais Amador Download

    Simuladão para prova de habilitação de Arrais Amador (também útil para quem vai fazer prova para Motonauta, Mestre Amador ou Capitão Amador). Contém mais de 300 questões sobre RIPEAM, balizamento, manobra, simbologia e cartas náuticas, combate à incêndio, primeiros socorros, sobrevivência no meio marinho, regulamento para tráfego marítimo e normas básicas de segurança para atividade náutica de esporte e/ou recreio. Desenvolvido em Visual Basic 5.
    Roda em Windows 95, 98, 2000, Millenium, XP

    Vale a pena e é exatamente o que cai na prova da Marinha.

    Boa Sorte!

  4. Benedito Pinto Junior Says:

    Entre o meu batismo náutico no Don Tomaz, em meados da década de 80, e a recente compra do Mangalarga – Atoll 23 – fiz vários cursos, naveguei de “zequinha” no barco dos outros, li vários livros e até escrevi um – Navegar é Preciso – editado pela Scortecci-SP.
    Agora que tenho o “meu barco” estou me familiarizando com a rotina da marina, de manutenção e das adaptações para deixá-lo um pouco do meu jeito.
    Gostaria de receber dicas, conselhos e trocar informações sobre o atoll 23. O manguinha fica no Guarujá-SP, na marina Porto do Sol.

  5. Chicre Says:

    Bomdia…
    Estou procurando o livro 1000 milhas com o Sdruvus. Você saberia aonde eu consigo comprar?
    Estou me planejando para comprar um Atoll 23 e acredito que o livro será um estímulo a mais.
    abraços
    Chicre


Deixe uma resposta

