Sugestão de livros – parte 1

Não é novidade que eu sou fã da cultura náutica, certo? Por conta disto a maior parte das minhas leituras se refere a este assunto.

Se você gosta de uma boa aventura, baseada em histórias verídicas e até relatos de histórias verídicas e emocionantes, sugiro que leia pelo menos um dos livros que vou sugerir abaixo. Vou colocar minha opinião sobre o livro e uma pequena descrição da história. Todos estes títulos eu tenho em casa, portanto se alguém quiser lê-los é só me avisar!

Divirtam-se!!!

Livro_shackleton A incrível viagem de Shackleton
Por Alfred Lansing
Editora Sextante

Este é um relato de uma grande história de superação. Em 1914, quando ambos os pólos haviam sido conquistados por aventureiros incríveis, Sir Ernest Shackleton resolve planejar uma travessia do continente antártico a pé. Entretanto, seu barco encalha entre calotas de gelo e os obriga a enfrentar o inverno antártico. Quando tinham esperanças de poder retornar à Inglaterra, após o inverno austral, o Endurance, veleiro que os levou até aquele local inóspito, se despedaça, deixando toda a sua tripulação à mercê dos caprichos do clima antártico. O livro é uma reconstrução, com base em depoimentos e diários de bordo dos tripulantes e mostra as diversas provações que este grupo teve de enfrentar para conseguir retornar à civilização. Este livro é um clássico da literatura náutica e é facilmente encontrado em Sebos…

Livro_viagem para loucosUma Viagem Para Loucos
Por Peter Nichols
Editora Objetiva

Este livro descreve as aventuras dos nove participantes da Regata Gonden Globe, primeira regata volta ao mundo em solitário, realizada na década de 60. Até esta regata, nenhum homem havia feito uma circunavegação sem escalas e em solitário num veleiro. O livro conta como cada participante enfrentou os meses de solidão, as dificuldades com seus barcos despreparados para tais empreitadas e o drama daqueles que acompanharam suas viagens. Este é um livro indispensável para quem gosta de velejar…

Livro_KontikiExpedição Kon Tiki
Por Thor HeyerdahL
Editora José Olympio

Este é outro clássico da literatura náutica. A expedição Kon Tiki, realizada em 1942, foi organizada por um grupo de cientistas que queriam provar que a Polinésia teria sido povoada pelos Maias. Para provar sua tese eles recriaram uma balsa como as que os Maias utilizavam na época e se lançaram ao mar. Não possuíam nenhuma tecnologia moderna, a não ser um rádio transmissor para comunicar suas posições. Livro muito emocionante e um relato interessante sobre mais uma grande empreitada náutica.

Livro_rapunzelRapunzel nos mares do Sul
Por Marçal Ceccon
Editora: ??

Marçal Ceccon era um engenheiro brasileiro bem sucedido e estável na vida. Ele e sua família resolveram largar toda esta estabilidade para fazer uma viagem de quatro anos ao redor do mundo em um veleiro. Este livro é fantástico, um relato de um cidadão comum que resolveu realizar seus sonhos. Eu considero um dos melhores livros náuticos nacionais e leitura obrigatória para quem quiser um dia zarpar do “sistema”. O Marçal possui outros livros sobre suas aventuras, não os li, mas sempre obtive boas referências.

Livro_em busca de um sonho-schurmannEm Busca do Sonho: Vinte Anos de Aventuras da Família Schurmann
Por Heloisa Schurmann
Editora Record

Depois de sua aparição no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, a família Schurmann se tornou uma das mais conhecidas famílias de aventureiros do país. Na mesma linha do Rapunzel nos Mares do Sul, Heloisa Schurmann faz uma retrospectiva do início das aventuras da família e descreve como foi a primeira viagem empreendida por eles. É um livro muito bem escrito, vale a pena ler (depois do Rapunzel… hehehe).

livro_conversando com o guardianConversando com o Guardian
Por João Sombra
Editora ??

Este é o livro para quem um dia quer sair velejando pelo mundo. É o primeiro e único livro brasileiro que desvenda a caixa preta da vela de cruzeiro, seus custos, suas dificuldades e o que é preciso para zarpar. Apesar de se desatualizar em relação aos valores financeiros propostos, possui dicas e contas que nunca foram publicadas anteriormente. O autor, Cap. Sombra, é uma figura sem igual. Para mim, um dos maiores incentivadores da vela de cruzeiro no país. Simples, honesto, transparente e sempre disposto a dividir seus conhecimentos com quem quer que seja.

Agora é tudo que eu me lembro, vou fazer uma listinha dos outros títulos que possuo e expandir esta lista.

Grande abraço e bons ventos [saudação clássica no iatismo]

.

Explore posts in the same categories: Cotidiano, Iatismo

2 Comentários em “Sugestão de livros – parte 1”

  1. valdisia Says:

    Me interessei pelos livros CONVERSANDO COM GUARDIAN E RAPUNZEL NOS MARES DO SUL

  2. valdisia Says:

    GOSTARIA DE LER O QUANTO ANTES PORQUE SOU LOUCA POR NAVEGAÇÃO.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: