Ando Falando com o Computador…

Queridos amigos,

 

Na verdade não estou escrevendo este texto, estou ditando a um software chamado ViaVoice. É interessante como a tecnologia é capaz de mudar a forma como agente pensa e desenvolve nossas tarefas.

 

Acredito que em pouco tempo, os teclados e mouses poderão ficar obsoletos. Sei que muitos visionário já disseram isso a algum tempo, entretanto, só agora eu sou capaz de entender a dimensão que a tecnologia tem ganhado nos últimos anos.

 

Veja só, o processo de pensar, transferir estes pensamentos para os dedos e acionar as teclas do teclado, toma um tempo precioso do nosso processo cognitivo. Transformar as idéias em ações motoras faz com que nossa atenção se desvie da mensagem que queremos transmitir, para o movimento que precisamos desempenhar para escrevê-los.

 

O fato de podermos simplesmente falar para um microfone que interpreta o sons e os transforma em palavras escritas pode facilitar muito a criação de textos e de novas idéias, além de acelerar o processo de comunicação escrita.

 

Parece loucura, mas de fato me sinto meio idiota. Estou conversando com uma tela de computador que escreve aquilo que digo. Sinto-me como se estivesse realmente conversando com o leitor. De certa forma, acredito que a mensagem que eu quero transmitir seja mais acessível e mais objetiva do que se tivesse que e escreve-la manualmente.

 

A título de exemplo, estou usando esta tecnologia também para escrever um artigo científico que pretendo publicar em um congresso em Santa Catarina no final ano. Curioso é que eu tenho sentido uma fluência maior das minhas idéias para o papel do que quando estava utilizando um teclado.

 

Este é apenas um teste, a tecnologia que estou utilizando, o software ViaVoice, tem interpretado minha voz de forma bastante surpreendente. Quando eu finalizar o artigo que estou escrevendo por meio dessa tecnologia, publicarei uma avaliação da qualidade final do meu texto e minhas impressões sobre o software.

 

.

Explore posts in the same categories: Devaneios

3 Comentários em “Ando Falando com o Computador…”


  1. Em meados de 98 eu testei o mesmo ViaVoice numa versão paleozóica desde mesmo software. Naquela ocasião o software se comportou como um idiota. Não aceitando 80% do que eu ditava, não acentuando, não adicionando as vírgulas, etc. Isso porque estava na versão em português. Ou seja, uma porcaria sem futuro.
    Agora lendo o seu texto acredito que o “bixo” está pronto para cumprir o que prometia.
    Se você simplesmente ditou e ele escreveu como está neste blog, o dito cujo está 100%.

    Não se sinta um idiota por ditar algo para um microfone e ele escrever para você. Lembre-se que mais idiota é a idéia principal, já que num futuro nem teremos mais a linguagem escrita, será tudo audio e vídeo. Pode apostar.

    Abraço

  2. como conprar Says:

    como faso para conprar presiso muito o meismo e compativio com todos os pc


Deixe uma resposta

