Aquecimento global

Prezados!!!

Dando continuidade aos posts especiais da semana do meio ambiente, gostaria de falar um pouco sobre o aquecimento global.

Nunca em toda a minha carreira na área ambiental (apesar de ser novo, já tenho cinco anos de vivência, acho que vale alguma coisa né?) nunca se falou tanto sobre os problemas ambientais na mídia e nas conversas de boteco.

verdade inconveniente posterUm dos temas mais difundidos é o do aquecimento global. O tema do aquecimento global ganhou muito destaque na mídia a partir do lançamento do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, do ex-presidenciável americano Al Gore. O filme, sustentado por uma campanha de marketing sem precedentes na área ambiental, foi premiado e assistido nos cinemas e residências de todo o mundo. Não é para menos, apesar do forte mensagem política que o Al Gore demonstra no documentário, esta é uma das primeiras vezes que um filme sobre um assunto extremamente complexo, como a questão do aquecimento global, foi produzido para atingir em cheio a população em geral. Este é o mérito do documentário, conseguir traduzir a linguagem científica para a população leiga, de forma interessante e recheada de fatos inquestionáveis sobre a situação atual do mundo.

Evidente que o tema não ganharia tanto espaço só por conta de um filme, mas ele certamente abriu as portas para uma enxurrada de acontecimentos importantes sobre as mudanças climáticas globais. Juntou-se ao sucesso do filme o debate lançado pelo IPCC (Painel intergovernamental sobre mudanças climáticas) que apresentou seu 3º relatório sobre mudanças climáticas.

O IPCC é uma organização multilateral composta por milhares de pesquisadores ao redor do mundo que estudam as questões relacionadas ao aquecimento global. Apesar de seus outros relatórios terem tido grande repercussão internacional, o 3º Relatório se tornou um marco histórico da questão ambiental. Pela primeira vez, desde que se iniciaram os estudos dos impactos antrópicos no meio ambiente, houve consenso científico. Os pesquisadores concluíram e acordaram que as ações humanas são responsáveis por uma boa parte do aquecimento global observado nos últimos 100 anos. Este consenso desbanca a tese de que o aquecimento global que estamos observando hoje é um fenômeno simplesmente natural.

Em outras palavras, o aquecimento é um fenômeno natural, mas tem sido agravado pelas atividades humanas após a era industrial. Não vou me estender neste assunto agora, mas deixo o gráfico abaixo para comprovação. Este gráfico representa a temperatura média global registrada nos últimos 200 anos. O gráfico é auto-explicativo, a temperatura só tem aumentado a partir da revolução industrial (início do século XXI) e a tendência e de continuar subindo.

Gráfico da temperatura global

 Os cenários calculados mostram que a temperatura média global já subiu cerca de 1ºC e as projeções mais otimistas garantem um aumento de mais 2ºC nas próximas décadas. As mais pessimistas estimam um aumento de 5 a 6ºC para os próximos 50 anos. Só para se ter uma idéia, a diferença da temperatura medida durante a extinção dos dinossauros não passou de 5ºC, portanto poderemos enfrentar problemas gravíssimos se estas projeções se confirmarem.

Como a difusão de informação é a melhor maneira de consolidar a importância de um tema, também quero dar a minha contribuição.

Ontem, dia 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, realizamos no Senac uma Web-conference sobre Mudanças Climáticas para todas as 60 unidades Senac do Estado de São Paulo. Durante mais de uma hora o palestrante e pesquisador canadense Mark Lutes – militante contra o aquecimento global a mais de 10 anos e colaborador da organização não-governamental Vitae Civilis – explicou as causas, conseqüências e estado atual da questão no mundo e no Brasil. Claro que as dicas do que podemos fazer para contrubuir para a causa não ficaram de fora.

Por sorte dos poucos leitores deste blog, a palestra com áudio e vídeo está disponível na internet para quem quiser assistir. Vale a pena conferir!!!

Para acessar a palestra clique aqui! Se quiserem divulgar o evento, fiquem à vontade!

.

Explore posts in the same categories: Gestão ambiental

9 Comentários em “Aquecimento global”

  1. Conceição Says:

    Gostaria que você me enviasse algo sobre: Qual o papel do gestor ambiental nas empresas?
    Esse é o tema da minha manografia.
    Ajude-me por favor.
    Aguardo resposta
    Conceição Rocha
    Recife – PE

  2. Ana Carolina Says:

    Estou fazendo um trabalho sobre a temperatura da Terra ao longo dos anos.
    O trabalho resumi-se em três cartazes. Um falando da temperatura no início dos tempos, outro falando a respeito da temperatura hoje e um último explicando como poderá ficar a temperatura da Terra se não tomarmos uma providência.
    Você poderia fazer o favor de ajudar-me enviado à mim alguns gráficos relacionados ao assunto?
    Obrigada pela atenção e se não for possível tudo bem.
    Tenha um bom dia!

  3. Yuri Feres Says:

    Ana Carolina, não posso lhe mandar os gráficos ou informações porque não possuo seu contato. Se entrar novamente neste blog, sugiro que faça uma pesquisa no site do filme “Uma Verdade Inconveniente” do Al Gore. Lá você consegue todas as informações que está procurando. Se mesmo assim não conseguir a informação (o site está em inglês se não me engano). Me contate novamente e deixe sua informação de contato que eu lhe mando um material que possuo. Até mais e obrigado pela audiência!!

  4. karen Says:

    Eu gostaria de saber em que site está explicando sobre o que é o aquecimento global e que tenha graficos a respeito disso e que não sejam difíceis de fazer.

  5. Yuri Feres Says:

    Karen,

    Como não tenho seu contato, vou deixar a dica aqui mesmo. O Wikipédia tem informações bem completas sobre aquecimento global. Faça uma busca por lá que não irá se arrepender. Refazer os gráficos no excel é quase impossível, pois usam séries de dados muito grandes. Neste caso, copie a imagem e cole no documento que for utilizar.

    Importante: Se for trabalho de escola ou apresentação pública, não deixe de citar a fonte de onde você coletou as informações. Dá mais credibilidade ao seu trabalho, ok?

    Boa pesquisa!

  6. valeria Says:

    quew diferença faz o mundo se grande sendo que ele e poluido

  7. Luiz Augusto Says:

    você poderia me enviar dicas para combater o efeito estufa?

  8. rodrigo Says:

    gostaria que me mostrasse um grafico sobre o meio ambiente e como ele vem sendom destruido desde de 2000 a 2008.

  9. gaby Says:

    ñ agradei,pois ñ achei o que procurava


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: