Holder 12 pronto para velejar!!

Até que enfim! No final do ano passado uma colega doou-me um Holder 12, veleiro similar ao dingue e ao laser. Contudo o coitado do barco tinha dois furos grandes na proa e no casco e faltava-lhe algumas partes. Como “cavalo dado não se olha os dentes”, peguei o barco em janeiro e deixei-o na casa da minha avó. Achei que seria fácil comprar o que faltava e fazer os reparos…

Me enganei de novo. Primeiro porque não fazia a mínima idéia de como montar um Holder, nem sabia quais peças faltavam. Segundo, não fazia a menor idéia de como fazer reparos na fibra de vidro.

Começou a minha “luta” para conseguir entender o barco e achar as peças faltantes. O mais difícil de tudo, sem sombra de dúvidas, foi encontrar o leme original do Holder. O Holder hoje é montado com peças do laser, portanto, muito mais fáceis de encontrar. As peças originais são bem mais difíceis que isto.

Me levou 1 meses até que eu encontrasse um leme compatível com minhas ferragens, mas não sem antes rodar muitas marinas ao redor da represa Guarapiranga e lojas. Encontrei no CDMI, com o Alexandre – uma espécie de zelador do clube. Depois de dezenas de ligações acho que ele se convenceu que eu realmente queria a peça e a encontrou. Gastei, só nesta brincadeira, R$ 350,00. O leme nem estava em “estado de novo”, mas não tive escolha. Ainda mais considerando que não paguei nada pelo barco.

Por conta do trabalho e de outros afazeres, tirei umas férias do barco e o deixei parado por cerca de 2 meses. Em abril, resolvi voltar a trabalhar no bichinho. Recrutei meu tio Sérgio para me ajudar com o reparo na fibra, pois ele supostamente sabia fazer isto.

Bem, ele não sabia muito mais que eu, mas no fim o reparo dos buracos ficou bacana. O problema foi um “reforço” na proa sugerido pelo meu tio e meu pai. Este sim ficou horroroso. Terei que fazer novamente.

Outro pequeno problema ficou por conta do reparo da proa, perto do pé do mastro. Nunca tinha pensado como é que é feito o reparo de um buraco no casco que não tem acesso pela parte inferior. Você consegue imaginar dois “pregos”, com a fibra e a resina endurecendo na mão, olhando um para o outro e pensando: Legal, temos a faca e o queijo, mas como vamos colocar no pão?

Enfim, fizemos uma gambiarra que funcionou. Cortamos um pedaço de tampa de margarina, colocamos uma pequena linha e colamos com super-bonder pela parte de dentro. Agora, com uma base para colocar a fibra, ficou fácil. O problema é que esquecemos de deixar o lado branco da tampa da margarina para cima! Acabei com uma parte da embalagem da Claybon na proa do barco. Achava que a resina mais a fibra cobririam o desenho, mas errei. O reparo ficou translúcido como vidro. É até engraçado de ver.

Fiz os reparos e deixei curando a resina por, digamos, 1 mês… hehehe. Demorei para fazer o acabamento. Na última semana de abril fui ver como estava o reparo e lixei a fibra sobressalente. Fiquei impressionado, para marinheiros de primeira viagem, até que ficou de respeito. Pena que não tenho a tinta adequada para pintar todo o barco.

Holder 12

Barco limpo e reparado, resolvi montar para ver o que faltava. Neste meio tempo fiz uma grande pesquisa na internet para ver como é a montagem do Holder 12, o dito Setup.

Coloquei o barco na rua da casa da vovó e montei com tudo que eu tinha. Descobri que:

1) Não tinha a tampa do dreno do cockpit.
2) Não tinha nenhum dos cabos e escota.
3) Não tinha as peças do burro.
4) Não tinha nenhuma cupilha para o leme e outras partes do veleiro.
5) Não tinha o extensor da cana do leme.

Isto foi o que eu descobri no dia. Fui às compras duas semanas atrás, no início de maio, e comprei os cabos do traveler e das velas, além da escota da retranca. Comprei também o extensor da cana do leme, o burro completo e as cupilhas. Só nesta brincadeira foram outros R$ 230,00.

Para quem não está familiarizado com termos náuticos, escota é o nome do cabo que serve para regular as velas. Em veleiros não se usam cordas, estes são chamados de cabos!! Cupilhas são pequenos anéis metálicos em aço inox. A cana do leme fica presa no leme e serve para direcionar o barco, sua extensão é fundamental para uma velejada confortável e controlada. Retranca é o nome dado a um tubo metálico, perpendicular ao mastro, onde se fixa a vela. O burro é um sistema de polias que se liga à retranca e ao pé do mastro e serve para controlar o ângulo da retranca em relação ao mastro.

Fui na casa da vovó no dia das mães e aproveitei para montar as peças que havia comprado. Fiquei contente e triste. É muito legal montar um “brinquedo” novo, não é? Então, só depois que montei descobri que a retranca não tinha nada na parte superior para amarrar a vela! Ou seja, esta retranca nunca fora usada antes, a não ser que foram feitas gambiarras para prender a vela.

Enfim, faltava ainda um passador de cabos e um clancleat, uma tampa para o dreno e mais alguns metros de cabos para a fixação da vela. Depois de outros R$ 58,00 gastos para as peças que faltavam, aproveitei o sábado MARAVILHOSO, chuvoso e frio, para fazer a fixação das peças na retranca. Meu pai deu uma ajuda bacana e rapidamente rebitamos as peças.

Mesmo com uma chuva fraquinha e chata eu queria ver meu barco montado. Afinal foram 5 meses de espera para vê-lo completo. Assim que terminei de montar a vela na retranca, começou a chover forte e eu tive que correr para desmontar tudo antes de me ensopar.

Enfim, agora está tudo montadinho. Falta apenas um item de segurança, o colete salva-vidas, que ainda não comprei. Preciso desembolsar uma boa quantia para comprar um adequado ao meu “pequeno” tamanho.

Não vejo a hora de cair na água com o bichinho!!!

Ah! Se alguém precisar de ajuda para montar um Holder, virei expert. Pode me contatar.
E se alguém quiser velejar, também podemos combinar, mas noutro barco, maior e mais confortável para uma velejada com amigos.

Explore posts in the same categories: Iatismo

48 Comentários em “Holder 12 pronto para velejar!!”

  1. Danilo Troncoso Says:

    Todo resultado de um trabalho, seja qual for, é de extrema gratificação.
    Tenho certeza que vai adorar navegar por aí. Depois tire umas fotos e mande para nós.

    Não tenho a menor experiência em navegações, nem nadar eu sei. Para mim, águas com mais de 1,70m são fatais. Mas admiro vela e afins.

    Abraço, até mais e boa sorte com o dito cujo. Falando nele, ele já foi batizado?
    Precisa dar um nome e quebrar uma champagnhe nele. Ouvi dizer que dá sorte.

  2. Yuri Feres Says:

    É Danilo, eu ia convidar você para uma velejada, mas não vai dar… hehehe esqueci que você não sabia nadar. O dito não precisa de batismo, principalmente porque é usado, portanto, se tivesse que ser batizado, já o teria sido antes. Mas nada impede de uma comemoração de bodas do barquinho.

    O Holder é um barco americano, este que eu ganhei é todo original e se bobear foi fabricado nos EUA. O casco deve ter no mínimo 10 anos. Mas está em forma e logo logo saberei se não está vazando… Abraço!

  3. Fabio Adriano Rico Says:

    Danilao se sabe que se pode velejar com um proficional de seu lado tenho um holder e nao disfaso dele por que ele e muito bom e confiavel de valejar e ja coloquei 3 pessoas nele e velejei alias ja fomos em auto mar com ele e muito bom mesmo pode confiar no meu braço que ja varias horas de holder . mais que gostaria mesmo de saber quias sao os sites que vc pesquisou sobre o holder eu quero sabrer e se quiser velejar e so chamar que eu me programo e vo ate ai

  4. Jose Antonio Esteves Dziedziensky Says:

    Boa Tarde!
    Danilo, compreendo seu problema com a procura do leme do Holder (original), pois estou com o mesmo problema.
    Sempre velejei hobie cat e recentemente comprei um Holder, como tu, tive que resolver alguns entraves, o primeiro foi levar para o litoral, bem a vontade era tanta que montei e comecei a navegar. Foi ótimo até resolver voltar e entrar na foz do rio e pegar uma onda no empopado que me tirou o leme. (o leme estava sem o pino ou anel de segurança, que impede que ele saia da popa).
    Tombei levantei peguei tudo menos o leme que por força do peso do aluminio impediu que flutuasse; perdi o leme literalmente.
    Para encurtar estou procurando um que seja igual ao original, caso não encontre partirei para o do laser.
    Se puderes me passar o contato do pessoal que te ajudou a achar um leme para o teu Holder ficaria muito agradecido.
    To velejando com um de madeira, mas para chegar em local raso tenho que tirar.

    Um abraço e bons ventos!

    Jose Antonio / diariodebordo@bol.com.br

  5. Yuri Feres Says:

    José Antônio,

    Consegui encontrar o leme procurando nos Iate Clubes no entorno da Guarapiranga. Existem muitos barcos abandonados por seus donos ou que foram pilhados por catadores em busca de alumínio. Vez por outra você acaba achando um leme no local. Um cara que me ajudou muito foi o Alexandre do CDMI (Clube Desportivo Municipal de Iatismo), onde também fica a sede da escola de vela “Dick Sail”. O site é http://www.cdmi.hpg.ig.com.br/.

  6. Eigi Fujisaka Says:

    Prezados amigos, atualmente o holder e fabricado pela aquaterra e em São Paulo, existe a classe holder 12 – muito forte por sinal, ver google ( holder 12) ou fazer o leme artesanalmente copiando de um original. O mesmo e bem mais barato que os materiais do laser. Maiores informações estou a dispisição.

  7. Eigi Fujisaka Says:

    Obs: onde esta ( dispisição ) entenda-se disposição, ver google ( classe holder 12 ). e a aquaterra fornece todos os equipamentos para a embarcação, a um preço que considero alto, já que existe um parametro que e o laser a um preço mais absurdo. fora os erros, um grande abraço a todos os velejadores e bons ventos.

  8. Gustavo Sabino Says:

    Prezado Danilo,
    Muito interessante sua matéria… Estou com um problemão e gostaria de uma ajuda: Como eu posso conseguir um mastro e retranca para meu holder 12 ?

    Abraços

  9. Flavio Says:

    quem tiver leme e bolina pro holder 12 me liga 71790211 pago 400 pau em tudo na mao

  10. Camilo Says:

    Olá a todos.
    Tenho uma escola de vela em Paraibuna, São Paulo, estou a disposição para eventuais problemas em encontrar peças para holder ou qq outro barco.
    Tenho sempre barcos a venda na escola, e até mesmo faço os lemes referidamente afundados.
    O nosso amigo Eigi Fujisaka, me conhece e aliás a muito não nos falamos, mas estou neste mundo náutico desde que me conheço gente, tenho a pele salgada por natureza.
    Quando precisarem de peças, barcos ou outra ajuda podems contar comigo.
    Dou cursos de iatismo em qq região e posso levar inclusive o barco.
    Abraços a todos e bons ventos!
    camilodavela@hotmail.com

    • Yuri Feres Says:

      Camilo,

      Poste os contatos da sua escola de vela, além do e-mail claro, para que as pessoas que acessarem o post possam entrar em contato contigo! Abraços e bons ventos!

  11. Rodrigo Racca Says:

    Oi Yuri td bem?
    Onde vc comprou o extensor do leme? Estou precisando.
    Tambem tenho um holder, por enquanto, pois ainda pretendo aumentar de veleiro.
    Abs
    rodrigoracca@ajato.com.br

  12. Marcos Rodri Says:

    Bons ventos a todos , aqui em Porto Seguro os ventos fizeram o verão ficar quente, se alguem vier a Porto me procure temos barcos para passeios e locação , laser, holder,hobcat 16 – 14, local privilegiado com aguas abrigadas por recifes de corais, temos navio afundado a 5 milhas da costa e as piscinas do recife de fora, estamos a 15 minutos do parque do Descobrimento do Brasil, bons ventos , estamos lhes aguardando,Praia do Mutá Barraca Goiana do PC orla norte Porto Seguro – Bahia.

  13. oscar Says:

    Yuri,

    comprei um Holder 12 e me roubaram a bolina, vc poderia me mandar as dimensões (ou os moldes) da mesma?

    valeu!!

    • Yuri Feres Says:

      Oscar, meu barco não se encontra em SP onde moro e não sei quando poderia encaminhar as dimensões para você. Acho que seria mais rápido se você procurasse alguns dos contados registrados nos posts anteriores para conseguir sua resposta com maior rapidez. Abraço!

  14. Franklin Says:

    Vc sabe indicar uma loja ou alguém que possa me vender o par de mordedores para o Holder 12, aqueles que ficam na lateral, onde é fixo o cabo da vela.
    O meu estava anosssss parado e agora voltei a velejar e este ainda tem somente um mordedor junto com a roldada da vela no casco (logo atrás da bolina). Se tiverem um roldana tamanho grande (q fica atraz da bolina) tbm qria trocar-la. Grato pela ajuda!!

    • Yuri Feres Says:

      Franklin,

      A melhor loja para conseguir as peças que você precisa é a Tom & Cat (http://www.tomcat.com.br/). Sem dúvida a melhor loja desse ramo que eu conheço em São Paulo e mais barata que a Regatta, claro… Abraço e bons ventos!

  15. vilson oliveira Says:

    olá, estou ingressando no mundo da vela, ganhei um holder 12, presente de um velho marujo já aposentado,sempre curti o mar e os prazeres que ele proporciona, estou montando, dando uma garibado no já batizado “precioso”.Preciso de dicas de pessoas aqui em floripa para enturmar-me, uma vez que é um mundo novo para mim, trocar idéias/dicas, seria muito interessante.
    um abraco, e bons ventos(pelo menos a saudacao já sei).

  16. Dalberson Says:

    Por gentileza alguém poderia me passar as medidas oficiais da bolina e do Leme do Holder 12, antecipadamente meus agradecimentos


  17. olá,camilo moro em salvador Bahia,na região da cidade baixa proximo a praia da ribira e boa viagem, tenho 43 anos e sou funcionário público como forma de terapia estou ingressando no mundo da vela, estou de olho em um HOLDER 12, gostaria de saber informações sobre a embarcação, como por exemplo se é apropiada ao meu perfil. abraço e bons ventos ( já estou entrando no clima)

    • jpborges Says:

      E aí João? Já tá velejando? Pergunto pela curiosidade já que a idade é a mesma minha quando comecei a tentar me aventurar neste esporte/terapia, ano passado, mas bem devagar pq não tenho barco (ainda), a brincadeira é cara e moro em Porto Alegre (frio/vento forte). Num clube aqui fiz uns cursos de Laser e vela oceânica. Nosso rio/lago Guaíba aqui é bem propício. Me liguei no monotipo, me adaptei bem ao “trote” (galope?) do bicho, mas reconheço que a pessoa tem de estar saudável e com disposição para se molhar. Cheguei aqui por causa do anúncio de um Holder (nem conhecia) pra vender (bem barato, uns R$ 2 mil). Percebi aqui que é muito parecido com o Laser mas pouco difundido fora de SP. Mesmo lá, pelos comentários, não é fácil repor peças. Sei não, acho que vou de Laser mesmo. Ou dingue, que é do mesmo tamanho e cabe até mulher e filho. Mas algumas informações que pediste aqui tem neste ótimo site: http://www.gremiocaravela.com.br/holder12. Abraço e ventos sempre na medida…

  18. Ricardo Says:

    Alguém aqui conhece algum fórum sobre vela, especificamente do holder 12?

  19. Ricardo Says:

    Olá velejadores, diversas vezes preciso levantar o leme por causa de arrecifes, lugar raso e etc. Neste caso uso o clamcleat, mas infelizmente não está segurando…Alguém tem alguma solução melhor???

  20. Alexandre Says:

    pesso ajuda. gostaria de saber se existe algum site onde eu posso comprar peças para o holder,

  21. André Ribeiro Says:

    Amgos da vela,
    perdi o leme do meu Holder 12. Se algum de vcs tiver notícias de algum para vender por preço razoável, tenho interesse.
    Favor me contactar pelo fone (44)9972-1735

  22. Murilo Says:

    Tmb tenho interesse em um leme de holder 12.
    tel:16-81320051

  23. Adão Celso Pereira de Almeida Says:

    Amigos da vela estou negociando um Holder se possivel gostaria de ser orientado quanto a quais itens devo observar na embarcação para fazer um boa aquisição, tenho outra duvida se a espaço interno oferece conforto para dois navegarem. bons ventos seguido de um grande abraço.

    • Ricardo P Says:

      Olá grande,
      Tenho um para vender aqui em Recife-PE, caso queira dá uma olhada fique a vontade. Está impecável, infelizmente estou vendendo por causa de mudanças.
      Dá para velejar com duas pessoas.

      Você precisa verificar principalmente o casco…Se estiver fofo, vai ser necessário serviço. Outra é a boca (onde coloca o mastro) e na entrada da bolina, verifique se estão perfeitos também.

      Abs,
      Ricardo
      aricardopc@yahoo.com.br

  24. a.Celso Says:

    Valeu Ricardo,obrigado pelos alertas…vou ficar de olho amigo. Pena estares longe pois certamente essa negociação seria possivel. Grande abraço e bons ventos.

  25. fernandoluizfarias Says:

    recife,21 de agosto de 2010

    tenho um holder 12 super novo com caroça para br. estou vendendo. vela ok.

    • Helio Says:

      gostaria de ter mais detalhes sobre o seu holder a venda em Recife como poderei ver.
      obrigado
      Helio

    • Helio Says:

      Caro Fernado
      estou interessado em comprar um Holder mas tenho mima duvidcomo sera o comportamento do barco quanto ao peso do velejador pois peso 94 Kg.
      Fico grato por suas divas a este respeito

      • Ricardo Says:

        Não sou o Fernando, mas tenho um Holder 12. Suporta seu peso, sem problemas. Só para vc ter uma ideia, já velejei com uma pessoa de 85 kg (eu tenho 68 kg).

        Bons Ventos,
        Ricardo

  26. Daniels Says:

    To querendo comprar um holder 12 completo e em bom estado aqui na baixada santista.
    Daniel – danielneris@hotmail.com

  27. Ricardo Apache Says:

    Olá velejadores e entusiastas
    Sou gaucho de Porto Alegre e já fiz várias aventuras com um HOLDER 12, a maior e melhor foi um cruzeiro navegando 200km pela Lagoa dos Patos,foi de Porto Alegre a São Lourenço do Sul, só praias desertas, regiões inóspitas e totalmente selvagens. Velejei por 4 dias, com acampamentos a noite. Tenho um diário de bordo, quem quiser me mande mensagem que envio, também as fotos. E pra quem for aventureito e quiser fazer uma dessas…estou pronto. Planejo ir até a cidade de Rio Grande pelo oeste e voltar pelo Leste da Lagoa dos Patos. Estimo em 600km esse passeio.
    Vamos nessa??
    Ahh…agora, já a algum tempo ando velejando de WINDSURF…é uma outra cachaça das boas!!
    Forte abraço
    Ricardo Apache

    • jean menegon Says:

      Também sou cachaceiro! O Holder é especial. Um veleiro que sobe o Rio Ratones… Fala sério! E quando o vento aperta e ele vira uma panchinha de surf na baia norte. Dá até rasgadão! É Holder meu irmão! U-hu!!!
      Felicidades aos navegantes!
      Abço
      Menegon

  28. Mario Says:

    Grande
    estou com o mesmo problema teu, ganhei um barco laser parcial, parcial sim tenho o caso uma retranca dois moitões e muita vontade de sair velejando.
    tenho tentado conseguir as dimensões e desejos da bolina e leme para fazer em madeira mas é muito dificil encontrar quem tem estes projetinhos e possa enviar.
    mas como bom brasileiro… não desisto nunca …
    ALGUEM PODE ME AJUDAR?

  29. Thiago Says:

    Sou de santos e tenho um holder 12 para vender.
    R$: 2.500,00
    013 8818-0329 – Thiago


  30. ja tive um holder 12 e ficava la pela bahia de S vicente e itararé ,hoje em dia é mais normal , mas naquela epoca era raro de
    se ver um holder por ali quando eu o adquirii na epoca faltava quase tudo , eu mesmo fiz quase tudo que faltava com fibra e madeira, o leme fis de madeira e revesti com resina , a quilha tambem ,o mastro e a retranca vc compra os tubos de aluminio em lojas de tubos de aluminio os mordedores e as roldanas não tem jeito tem que comprar eu comprei na regata e é mesmo caro

  31. Rodrigo Alves Corrêa Says:

    Vendo um Holder 12 pés igual a o do nosso companheiro velejador só que o casco é azul e branco em ótimo estado sem furo no casco ou rachaduras. Tel (27) 99967-8726 Vivo ou Fixo (27) 3340-0344 Rodrigo.


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

